Luz, câmera, darma: 10 Filmes recomendados pelo Rinpoche
Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche (DJKR, já que não é adequado usar apenas “Dzongsar”, e há mais de um Khyentse Rinpoche), um butanês que é um dos maiores professores contemporâneos do budismo tibetano, é também cineasta. Ao longo dos anos ele recomendou vários filmes como seus favoritos, e aqui está uma lista, também tentando explicar que valor eles poderiam ter como ensinamentos do darma, se é que algum.
Clickbait
Rosto da Julie Delpy = os 84 mil ensinamentos
Lista dos filmes
10. Stalker (1979), de Andrei Tarkovsky • wikipédia, IMDb, Projecting the dharma (lecture by DJKR at Yale on YouTube), Luz, câmera, darma: Stalker (1979), Revisitando a Zona (texto de Padma Dorje em Papo de Homem), Tarkovsky’s Stalker (essay by Padma Dorje at tzal.org)
9. Banshun (1949, Pai e Filha no Brasil, Primavera Tardia em Portugal, Late Spring em inglês) de Yasushiro Ozu • wikipédia, IMDb
8. Devi (1960, A Deusa) de Satyajit Ray • wikipedia (inglês), IMDb
7. Jacob’s Ladder (1990, Alucinações do Passado) de Adrian Lyne • wikipédia, IMDb
6. Erleuchtung garantiert (1999, Iluminação Garantida) de Doris Dörrie • wikipedia (inglês), IMDb
5. Muito além de Rangun (1995, Beyond Rangoon) de John Boorman • wikipédia, IMDb, original post by DJKR on Aung San Suu Kyi,
more recent post by DJKR on Aung San Suu Kyi
4. Trois couleurs: Bleu, Blanc, Rouge (1993, A Liberdade é Azul, 1994, A Igualdade é Branca, 1994, A Fraternidade é Vermelha) de Krzysztof Kieslowski • wikipédia, IMDb (Bleu), IMDb (Blanc), IMDb (Rouge)
3. Loong Boonmee raleuk chat (2010, Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas) de Apichatpong Weerasethakul • wikipédia, IMDb, Luz, câmera, darma: O Tio Boonmee que se Lembra das Suas Vidas Anteriores (2010)
2. Natural Born Killers (1994, Assassinos por Natureza) de Oliver Stone • wikipédia, IMDb
1. Ostře sledované vlaky (1966, Trens Estreitamente Vigiados, Closely Observed(/Watched) Trains) de Jirí Menzel • wikipédia, IMDb
Também é legal lembrar que DJKR recomendou, aqui no Brasil em 2005, o filme Ikiru, de Akira Kurosawa, durante um ensinamento de Ngondro. Há um Luz, Câmera, Darma sobre esse filme.
Após o vídeo ser postado, algumas pessoas1Gostaria de agradecer em especial a Mariel Hespanhol Torres, que contribuiu com 90% dos títulos listados em seguida. avisaram que o Rinpoche também recomendou os filmes Blade Runner (1982), Blade Runner 2049 (2017), O Ato de Matar (2012), Um Tempo para Viver, um Tempo para Morrer (1985), a Trilogia de Apu (1955, 1956, 1959) de Satyajit Ray, Matrubhoomi: A Nation Without Women (2003), O Franco Atirador (1978), Em Busca da Vida (2006), O Gosto do Chá (2004), Meu Jantar com André (1981), Dia de Outono (1960) e O Império dos Sentidos (1976). Como chegamos a 12 recomendações adicionais (contando a Trilogia de Apu como um só), estou devendo um segundo vídeo de filmes mencionados pelo Rinpoche (alguns eu também ainda preciso assistir!).
Outros Luz, Câmera, Darma:
◦ Luz, câmera, darma: O Tio Boonmee que se Lembra das Suas Vidas Anteriores (2010)
◦ Luz, câmera, darma: Stalker (1979)
◦ Luz, câmera, darma: Ikiru (1952)
1. ^ Gostaria de agradecer em especial a Mariel Hespanhol Torres, que contribuiu com 90% dos títulos listados em seguida.
◦ Para receber informações sobre a produção de Padma Dorje, assine o boletim informativo
◦ Há também uma comunidade para notificações no Whatsapp
◦ Por favor ajude este site e o canal no YouTube a continuarem oferecendo conteúdo.
◦ Lista completa de vídeos no canal tendrel, com descrição.
◦ Visite o Canal Tendrel no YouTube.
conexoesauspiciosas@gmail.com
ou pelo formulário de contato.
Reflexão sobre o reino dos asuras
A quinta das seis reflexões sobre o oceano de insatifatoriedade da experiência cíclica (samsara), que compõe um dos quatro pensamentos que tornam a mente na direção do darma.
Vacuidade em poucas palavras
A ideia era falar de vacuidade em termos do Caminho do Meio, numa série de videos. Mas alguém perguntou, e então fiz esse video mais curto. Pretendo continuar a série sobre o Caminho do Meio.
Com isto, tudo é possível
Continuamos o exame da teoria de conhecimento budista em termos do relativo e definitivo. No âmbito relativo, usamos juízos exclusivo e inclusivo para determinar a relação entre conhecimento e conhecedor.
Basta abrir a boca para cair em contradição
Esta é uma citação de Rigdzin Jigme Lingpa, mas por que é assim?
Grupo de Whatasapp (apenas anúncios)
todo conteúdo, design e programação por Eduardo Pinheiro, 2003-2024
(exceto onde esteja explicitamente indicado de outra forma)